Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

terça-feira, setembro 13, 2011

Inês

Com 14 meses e 13 dias, a Inês é um verdadeiro furacão nas nossas vidas.
Apesar de ainda não andar, já dá alguns passos seguidos mas ainda muito insegura, não pára um minuto e é muito traquina.
Sobe para o triciclo, tenta subir o degrau do fogão de sala, anda de cavalinho , tenta subir para o sofá, para a mesinha da sala, etc. Se cai, raramente chora, esfrega o sítio que lhe dói e lá vai ela, pronta para uma nova aventura. Inúmeras vezes, descubro-lhe mazelas que nem sei onde foram feitas.
Adora brincar com o mano, têm uma cumplicidade enorme e ela aceita muito bem as brincadeiras meio abrutalhadas do João, ri-se a bandeiras despregadas e está sempre a desafiá-lo.
Defende-se muito bem quando ele lhe tira os brinquedos e se ele baixar as defesas, está logo a bater-lhe. Às vezes chora ele porque a mana lhe está a bater e sabe que, por ser maior, não pode ripostar. Já o fez algumas vezes , umas vezes ralhei, outras fiz-me de desentendida porque sei que a Inês sabe ser muito mázinha e tem de ter mais calma. Mas ele é tão carinhoso com ela, quando os vejo a brincar juntos derreto-me toda e esses momentos valem por tudo!

Come muito bem, aos poucos tenho-lhe dado a experimentar fruta inteira e comidinha e ela gosta. Adora salmão, tomate cereja, melancia, uvas e banana. A comida, vai comendo mas nada de especial, gosta mais de massa e arroz, a carne e peixe come mas não ainda o suficiente para abandonarmos as sopas com essas proteínas.
Continua no percentil 95 em peso, está sempre pornta para comer, sempre!!! É gulosa!

No dia 15 de Agosto, dormiu pela primeira vez no quarto que agora é dela e do mano. Foram noites difíceis, com uma adaptação complicada pois não queria adormecer na caminha dela. A primeira sesta que fez no quarto, chorou tanto, fez uma birra tão grande que acabou por adormecer sentada com o cansaço.
Agora as coisas estão mais fáceis, deito-a na cama e sento-me no chão à frente dela até adormecer. Nos primeiros dias, atirava-me com os bonecos todos que apanhava, tal era a raiva de estar ali.
O próximo passo será ela adormecer sozinha mas vamos aos poucos.
Já tivemos uma manhã mágica em que eu e o papá acordamos com os dois a "conversarem" um com o outro no seu quartinho, sem choros nem birras.

Já diz mamã, de forma tão fofa e delicada que até me derreto!!!! Diz papá, bobó (vovó), can (cão), qué (quero - palavra preferida e dita sempre em tom desafiador), (meu-segunda palavar preferida e dita sempre com tom agressivo), papa, auau, totó (última aquisição), pan (pão), Iné (Inês)... Ainda não diz João ou mano para grande desgosto dele mas tem uns gritos especiais que são de desafio e que são só para o João e ele sabe.

Adora chutar a bola, dorme agarrada e um ursinho que tivemos de comprar no IKEA porque ela apoderou-se do Rex do João e ele não estava a achar piada nenhuma à brincadeira.
Às vezes lutam pelo meu ursinho, quem diria que o Rudolfo que me acompanhou até quase à vida adulta, já sem nariz há tantos anos e que agora se chama Pedrinho, iria ser disputado pelos meus filhos, ao ponto de às vezes ter de o esconder.
Tem um Nenuco e brinca muito com ele, chama-lhe bebe e embala-o fazendo óoooooo .
Está sempre a dançar, não pode ouvir música , é mesmo bem disposta!
Adora folhear os livrinhos dela, especialmente o do cão que tem pêlo para ela fazer festinhas. No Domingo fui dar com ela com um dos livros do mano, a gata borralheira (aquelas historinhas da Majora) a folheá-lo para a frente e para trás e a falar com o livro...

Come tudo o que encontra no chão, migalhas, cascas ( no outro dia estava a descascar uma cebola e dei com ela a comer um pedacinho de casca que tinha caido), é um desespero. Passo a vida a varrer tudo, ela é um verdadeiro aspirador!
Abre todas as gavetas, armários, atira com tudo pelo ar, não é meiga! É um terror estar com ela na cozinha, leva-me à loucura!!!

Está traquina mas tão inteligente e meiguinha! É uma cópia de mim na idade dela, há fotos em que parecemos a mesma pessoa, eu só não tinha aquelas pestanas enormes e aqueles olhos ora verdes, ora azulados!!!!
É uma princezinha endiabrada e doce que nos enche a vida!

Sem comentários: