Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

terça-feira, setembro 23, 2008

Depois de ontem à noite ter chegado a um ponto de desespero em relação às birras e chantagenzinhas do meu pequenote de 3 anos que só pode estar a entrar numa adolescência precoce, lá me sentei a ler o meu grande amigo desde há coisa de 3 anos e picos que é o Sr. Doutor T.Berry Brazelton e o seu Grande Livro da Criança que em muitas coisas me tem ajudado...
Certo é que às vezes parece que ele vive num Mundo à parte e até parece mentira que tem filhos (será que cumpriu todas as suas teorias com os seus filhos? ) mas o Senhor tem-me ajudado em muitos momentos ...
Ontem li vários capítulos e resolvi mudar a minha atitude, percebi que as crianças fazem muita chantagem emocional, nos testam até ao limite e nós muitas vezes deixamo-nos enrolar e quando damos conta também nós os estamos a chantagear, a dizer por exemplo que se se portarem bem ganham um chupa no fim das compras, glup...
Assim, inteligentes como são, os nossos lindos rebentos aprendem connosco este jogo e tornam-se profissionais... realmente revejo-me nisto, bem sei que é fácil falar, a ver vamos se consigo passar à prática, acho que o cansaço que sinto nos últimos tempos me tornou numa mãe muitas vezes dada à chantagenzinha...
Assim, vou tentar, um dia de cada vez, melhorar, corrigir os meus erros, pelo menos alguns, ok?

Hoje resolvi acordar de manhã e ser dona de um bom humor contagiante, levar as birras para a brincadeira, fingir que o meu filho está tão grande que nem posso com ele, caímos os dois para cima da cama de cada vez que pego nele e só depois de muitas tentativas o consigo levar ao colo para a casa-de-banho e com muito esforço.... A verdade é que ele se riu às gargalhadas logo pela manhã, saiu de casa com um sorriso , não choramingou no caminho e ficou na sala só a esboçar uma choraminguice, não chegou a vias de facto... Grande evolução, hein?

Será que descobri a pólvora? Ou é fogo de vista?

Logo à noite há reunião de pais na escola, das 21.30 às 23.00 o que quer dizer que o petiz vai ficar em casa com a tia Né, a ver vamos como corre...lolol

5 comentários:

Mãe dos Baguinhos disse...

É isso mesmo... encontráste a resposta!

Garanto-te que se conseguires ter sempre esse tipo de atitude, vais ver que o teu menino muda também o comportamento dele.

Claro que há dias em que tudo é difícil... e não há brincadeira que os faça mudar de atitude. Têm simplesmente de embirrar com tudo o que surge pela frente... lol

Mas sem dúvida que se nós conseguirmos manter um sorriso no rosto, "gozar" com as birras deles tudo fica mais fácil.

Claro que não são permitidas faltas de educação. E se for preciso irem para o castigo vão. Mas passádos os minutos que nos pareçam convenientes, temos que "fazer as pazes" e não andar a remoer o assunto... não é bom para eles nem para nós... acaba por ser um ciclo.

Espero ter te ajudado com a minha experiência de mãe de 4... que felizmente até nem fazem muitas birras. Se fizerem já sabem o que lhes vai acontecer... ataque de cócegas!!!!

Beijinhos

Inês disse...

Esse Sr. Também já me tem ajudado algumas vezes :p
Em especial quando acho que já experimentei tudo e nada está a dar resultado.

Mesmo que nem sempre consiga (ou me lembre) de aplicar as técnicas dele, pelo menos quando já estou a desesperar ele devolve-me a calma e as ideias para tentar resolver a situação.

Bjs

susana disse...

Com eles nunca se sabe :O)
Hj é assim amanhã quem sabe :))

bjs

Nostálgica disse...

ÁS vezes eles tornam-se mais irritados quando as pessoas á volta também o estão.
Um grande beijinho.

O PIRATA JOÃO disse...

´só tenho pena de não ter lido este post a 2 anos atraz....muita ajuda me iria dar.... hoje tou mais tranquila porque realmente essas peripécias não passam de fases... mas enquanto as fases não passam as crises de nervos aumentam eh eh eh muito bem, parabéns acho que descobriste a solução... conseguiste dar-lhe a volta

muitos beijinhosssss ceheios de saudades muitas