Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Fases

Anda numa fase um pouco exasperente para nós...
Fala à bebé e diz que é bebé...
Penso que se deve ao facto de neste momento apenas conviver com crianças mais novas em casa da minha mãe...
Uma quase da mesma idade (que ele detesta) e a outra, uma bebé com 13 meses, a doce M., naquela fase em que começou a gatinhar, a dizer palavras novas, a fazer gracinhas... O adquirir dessas novas competências são saudadas com entusiasmo pela minha mãe e talvez por ciúmes ele tente cativar a atenção com gracinhas parecidas...
É uma fase complicada que nunca pensei enfrentar antes de ter um segundo filho mas com a qual estamos a lidar, não temos outro remédio...
Tento dizer-lhe que já não é bebé e apontar-lhe as vantagens: que já sabe falar, já sabe comer sozinho, já sabe brincar, etc... mas ele responde-me que é bebé... e eu sei que não o posso pressionar e tento levá-lo de outra maneira mas de vez em quando perco a paciência... Tenho receio de o estar a prejudicar ao não lhe proporcionar um ambiente que puxe mais por ele...

A outra menina que está com ele é do mesmo ano mas dão-se super mal... Ela é arisca e ele não se defende... grita pela minha mãe e chora e fica irritado e intolerante, basta ela chegar-se a ele e grita... a menina, consciente do seu poder, arrelia-o, "pica-o"... eu digo-lhe para ele não ser mau para ela, que têm de ser amigos, para chamar a avó se ela fôr má mas já nem sei se é o melhor...

Todos os dias de manhã me pergunta se a T. está na avó... e eu, dada a sua pouca assiduidade, nunca sei muito bem o que responder mas digo-lhe sempre que não sei mas deve estar... e ele começa imediatamente a dizer que não quer ir e nem sequer quer levar brinquedos... e quando lá chega e ela já lá está, muitas vezes chora por não querer ficar...
Muitas vezes, quando lhe digo que o adoro, responde-me dizendo: Mas não adoras a T. pois não?
Preocupo-me com isto, tenho medo que a minha mãe não esteja a saber lidar com a situação, que o defenda em demasia ...
Ando com isto na cabeça a remoer e não sei que faça...

Sem comentários: