Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

segunda-feira, novembro 12, 2007

Do fim-de-semana que passou...

... há muita coisa para contar...

Sexta-feira, quando acordei o João Ratão, achei logo que ele estava com uma temperatura estranha, um pouco acima do normal... Tirei-lhe a temperatura e não tinha nada mas fiquei logo com a pulga atrás da orelha... não me costumo enganar nestas coisas, não tenho a pretensão de ser mais infalível que o termómetro mas na realidade fui eu que carreguei este menino durante nove meses e por isso tenho sempre uma palavrinha mais a dizer, não?
Pus a minha mãe de sobreaviso mas durante o dia ele esteve sempre bem disposto, nada de alarmante...
À tarde, quando o fui buscar é que a história já era outra, tinha acabado de acordar e com febre... Pusemos-lhe logo um Ben-U_ron e quando chegamos a casa tomou um longo banho de banheira, com a água bem morninha o que o deixou mais fresco e muito bem disposto...
De madrugada, às 5.00 da manhã acordou novamente com febre, nova dose de remédio acompanhada de leitinho e desenhos animados... Um agradecimento sentido ao Canal Panda cuja emissão a esta hora já está no ar, a criança estava com vontade de ver bonequinhos e se não fosse por eles, tinha de ter ido para a sala onde temos o DVD...
Acordou super bem-disposto, fresco... Acho que isto tudo tem a ver com os dois dentes que lhe estão a nascer, pois até a comer o Joãozito se queixa e anda a comer mal...
Tínhamos sessão de terapia da fala para avaliação...
Ia receosa, apesar de achar que ele está com uma boa linguagem para a idade e sem sinais de falar pelo nariz, estava com receio que fosse mesmo necessário fazer terapia da fala...
O início foi complicado, já sabemos que o João Ratão não é de dar confianças a desconhecidos mas quando a C. começou a chamar avião à mota, aí ele teve de intervir..lolol.. A pouco e pouco foi perdendo a vergonha e lá conseguiu nomear todas as imagens que lhe foram mostradas, excepto a garrafa... que ele chamou de Coca-cola, o que deu origem a um sorriso maroto da C... eu disse que nunca lhe tínhamos dado Coca-cola mas pelo olhar não se acreditou..lolol.. mas é verdade, nunca provou...
Saímos de lá de coração leve, a linguagem do João está óptima para a idade e a C. disse que se não soubesse, nunca diria que o João nasceu com fenda palatina posterior, deu-nos os parabéns e só nos disse para insistirmos nos "Lês" pois é altura de ele aprender a dizê-los, o que já começamos a fazer e com sucesso.. ;)
Voltou a dizer que não existem praticamente casos de irmãos com fenda palatina, ou seja, que acreditam não ser hereditário mas sim consequência de uma data de factores, isolados ou não, tais como falta de ácido fólico, ingestão de drogas, exposição a radiações... e que casos tão ligeiros como o do João não são mesmo frequentes, o mais normal é mesmo fenda palatina acompanhada de lábio leporino...Eu pergunto sempre com esperança que existam dados novos e tenho sempre a mesma resposta mas há uma parte de mim que tem medo, porque tomei o ácido fólico direitinho, com meses de antecedência, não tomei drogas nem bebidas alcoólicas na gravidez toda, aliás deixei de beber mal resolvi engravidar e que eu saiba nunca estive exposta a radiações, a não ser quando fiz uma ressonância magnética ao joelho, meses antes de engravidar...Continuará para sempre a ser uma incógnita na minha vida e um receio que terei de enfrentar quando engravidar...
Durante a tarde demos uma saltada ao Modelo, onde já compramos praticamente todos os brinquedos de Natal...
À noite, tivemos um jantar excelente com os M&M&M...
A M. bebé está linda, de sorriso fácil, super curiosa, já gatinha... adorou o Carro Avarias da Chicco que o João tem, já diz bola e luz... é uma traquina de primeira, nunca está parada, está um doce...linda, linda... deu para matar saudades, tinha andado a semana toda sem sequer pegar nela, com medo de lhe pegar a constipação... adorei aquelas horas, está quase a fazer um ano...
Também matei algumas saudades da M. mãe, com a vida corrida que temos, apesar de estarmos juntas todos os dias, nunca dá para nada, é terrivel... se bem que por muitas horas que estejamos juntas, fica sempre tanto por dizer...:)
Ontem tivemos um dia pacato, com castanhas ao lanche, para comemorar o S. Martinho, nem saimos de casa pois o papá tinha trabalho para fazer...
À noite, ainda tivemos a visita da tia R. que o João como sempre adorou...
Foi uma bom fim-de-semana com uma grande vitória na vida do meu João Ratão!!!

Adenda: O jantar de Sábado foi à base de petiscos mas muito reforçado, para compensar os nossos maridões que andaram a carregar com móveis de um lado para o outro e por sinal, um deles ainda fez todos os petiscos, quem diz que os homens não conseguem fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo, é porque não viu a nossa mesa......
Um grande bem haja gajos e desculpem a minha insensibilidade indesculpável por não ter mencionado a vossa tarefa herculeana!
:P

2 comentários:

Arte às Cores disse...

Fico feliz por voçes...estas como eu com a Leonor...luxação da anca devido a isto, isto, isto....casos que não aconteceram na minha gravidez , não foi pelvica, não tem antecedentes familiares, etc etc etc, foi pq tinha de ser...mas graças a Deus esta tudo resolvido, os nossos meninos são fortes!!!

Cris disse...

Olá Isabel!
Antes de mais obrigada pela visitinha lá ao meu cantinho! Colocas aqui dúvidas que têm sido as minhas ao longo dos últimos três anos - gostava de perceber melhor o porquê desta malformação (a fenda palatina) pois recuso as (poucas) explicações que me dão... também tomei ácido fólico durante a gravidez (iniciei a sua toma um mês antes até!), não bebo, nunca fumei ou tomei drogas tal como o meu marido. O meu primeiro filho é perfeitamente saudável mas também já ouvi dizer que há riscos de haver irmãos com o mesmo problema!!

Não me alongo mais, vou tomar a liberdade de te contactar por mail!!
Até breve
Um beijinho