Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

quinta-feira, setembro 07, 2006

a bicicleta

Nas férias o João teve, pela primeira vez na sua vida, uma pequenina noção de liberdade...
Andando livremente pela relva do quintal dos avós, brincando com os cãezinhos que lá existem... pelo menos com o tico, porque a bianca quando o via: pernas para que vos quero... Houve dias, em que a alegria de estar ao ar livre na brincadeira era tanta que mesmo o almoço e o lanche foram lá comidos... a sesta da manhã, nem vê-la, a não ser que fossemos de carro a algum lado e a da tarde... digamos que era uma luta, entre nós e o João e entre ele e o joão pestana...
Ele andava tão excitado que, houve um dia que acordou às 6.00 da manhã, pronto para a brincadeira... não sei se estão a conseguir imaginar a minha depressão.... lá o enfiamos na nossa cama e, a muito custo, dormiu mais umas horinhas...
De volta à cidade, onde tem de andar sempre de mão dada por causa de todos os perigos existentes, o João tem tido alguma dificuldade de adaptação...
Não quer ir na rua de mão dada connosco... chora de cada vez que entra no carro... enfim... só quer passeio...
Ontem, depois de mais uma birra ao sair da casa da avó dinha, resolvi levá-lo a um parque infantil que há perto de minha casa... achei que ia ser giro para ele, talvez tivesse uns cavalinhos, ou um baloiço que desse para a idade dele... a verdade é que não tinha nada disso... um parque infantil sem baloiço é um verdadeiro fiasco...
Quando era miuda, adorava andar de baloiço... e gostava de ver qual era a reacção do meu filhote... mas não havia disso... dahhh
De qualquer modo, resolvi ficar lá com ele um bocadinho porque tem um ringue com tabelas de basquete (muito bom!! ) e um espaço bastante amplo, onde achei que o podia deixar andar sem mão...
Andavam lá uns pequenotes a andar de bicicleta e o João ficou fascinado... tão fascinado que só queria mexer-lhes.. andar não... quando muito empurrá-las...
a mais pequenina, a carolina de 2 anos, não estava a achar piadinha nenhuma à brincadeira e cada vez que o João punha a mão na bicla, ela chorava ... a tia, uma senhora super simpática, insistia que ela deixasse o João dar uma voltinha mas ela nada... eu dizia que não valia a pena, porque sabia mesmo que o interesse era em mexer e não utilizar...lol
de qualquer modo, a mana mais velha, a sofia, resolveu ir aventurar-se na rampa dos skates, sem skate, claro.. o que deixou o caminho livre para o meu filhote dar azo à sua curiosidade... mexeu, mexeu, empurrou.. ainda o pus lá em cima mas ao fim de 2 metros ele pedia para descer para meter as mãos nas rodas e rodinhas e fios e luzes.. tanta coisa para explorar...
ao fim de algum tempo, estava na hora de ir para casa tomar banhoca e jantar...
pois é...
a minha ideia não foi uma boa ideia...
o joão não queria vir embora, gritou, chorou baba e ranho... só dizia: “Não há... Não há... e chorava...”
Confesso que a minha vontade, foi sair dali direitinha para a loja e comprar uma bicicleta ao meu filho... mas... eu que ando sempre a dizer que, hoje em dia, os miudos não dão valor a nada, ia comprar uma coisa que ainda nem sequer é apropriada para a idade dele?
A verdade é que, quando nos toca a nós, e vemos os nossos rebentos a querer tanto algo, o nosso impulso é ir a correr comprar... não gostamos de sentir que os outros meninos têm e os nossos não... não suportamos vê-los a chorar... ( quando o papá chegou a casa, já depois do banho do bebé e eu lhe contei a história, o joão, muito atento a ouvir a conversa, começou logo a fazer beicinho e a dizer de novo “Não há!...”)...
Fiquei outra vez de coração partido mas acredito firmemente que não podemos ceder a tudo... e que temos de ter alguma cabeça... antes dele poder andar de bicicleta deve andar de triciclo...
desde o Natal passado que o João, que nessa altura se tinha começado a sentar há pouquíssimo tempo, tem um triciclo e um cavalinho...acho que por agora chega...
Quando souber andar neles, então sim, passaremos à próxima etapa... com peso, conta e medida... como tudo deve ser na vida...
Até lá, fico de coração um pouco apertado mas fiel às minhas ideias... ;-)

1 comentário:

Mais Uma Estrela disse...

Olá! Obrigado pela visita e pela dica... n me tinha lembrado da C&A e na H&M julguei q n tinham... vou lá assim q puder, a ver se resolvo p problema! Um beijinho